MAPTSS prevê adoptar novos programas para redução do desemprego

MAPTSS prevê adoptar novos programas para redução do desemprego

Luanda – O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) prevê adoptar nova estratégia para ajudar a reduzir o desemprego no quinquénio 2023-2028, avançou, esta segunda-feira, a titular do sector, Teresa Dias.

Ao intervir no Encontro Nacional sobre Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, a governante  disse que se prevê desenvolver medidas para estimular a valorização de competências, com estabelecimento de nova arquitectura remuneratória, a fim de valorizar os funcionários públicos. 

Pretende-se ainda, conforme a governante, promover a implementação de um programa nacional de emprego, como instrumento de coordenação das acções, que visam a redução dos níveis de desemprego e das assimetrias regionais. 

“Queremos institucionalizar o Fundo Nacional de Emprego e assegurar a sustentabilidade do Sistema de Protecção Social Obrigatória, através da promoção do aumento da base contributiva”, anunciou.

De acordo com a ministra, isso decorrerá da formalização dos operadores económicos que constituem grande peso no mercado de trabalho, sublinhando que, por essa via, poderão dar dignidade aos trabalhadores e às suas famílias.

Disse que se perspectiva concretizar um processo gradual e equilibrado, com o fortalecimento da economia e da competitividade das empresas.

Sob o lema “Discutindo os caminhos e progressos da Administração, do Trabalho e da Segurança social” o Encontro Nacional sobre Administração Pública, Trabalho e Segurança Social conta com a participação de membros do Executivo, dos parceiros sociais, da academia, de jornalistas, de diversas organizações e individualidades, entre outros convidados.

No encontro, estão a se debatidos temas temas como as “Reformas na Administração Pública”, “O Papel da Formação Profissional na Inserção no Mercado de Trabalho”, “Crescimento Económico, Emprego e Rendimentos: os desafios na região Africana para a prosperidade socio-económica das actuais e próximas gerações” e “Desafios da sustentabilidade, alargamento e adequação da Segurança Social”. LIN/VIC

Font: Angop