Estratégias da Administração Pública vão ser discutidas na capital do país
Estratégias da Administração Pública vão ser discutidas na capital do país
De acordo com o secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, o encontro, a realizar-se na Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), em Luanda, vai contar com a participação de membros do Executivo, parceiros sociais, académicos, jornalistas e diversas individualidades da sociedade civil.
Segundo Pedro Filipe, o encontro servirá para a sociedade reflectir sobre os caminhos e estratégias da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.
O sector da formação profissional, referiu o secretário de Estado, tem sido uma grande preocupação da juventude e por isso merecerá atenção especial durante o encontro, onde será feito o último balanço do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE) e o lançamento das bases fundamentais do Plano Nacional de Emprego para os próximos cinco anos.
Os desafios, mecanismos, estratégias e a modernização da Segurança Social, bem como o alargamento da base contributiva, tendo em conta que a maioria dos trabalhadores activos ainda está no sector informal, com cerca de 80 por cento, também, merecerão atenção especial durante o encontro.
“O momento é oportuno para se ouvir os parceiros, para que o sector possa repensar ou enriquecer as suas metas”, disse o secretário de Estado.
Pensionistas têm luz verde para a mudança de banco
Os interessados em deixar de ter as contas domiciliadas no Banco de Poupança e Crédito (BPC) têm luz verde para aderirem a outros bancos comerciais, onde passarão a receber as pensões, anunciou, ontem, em Luanda, o secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social.
Pedro Filipe explicou que existem 23 bancos comerciais disponíveis para o efeito e o processo pode decorrer sem sobressaltos.
Programa de actividades
O Encontro Nacional sobre Administração Pública, Trabalho e Segurança Social vai contar com 30 prelectores e com a participação de entidades do Brasil, Portugal, Cabo Verde e representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O encontro decorrerá sob o lema “Discutindo os caminhos e progressos da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social” e visa promover a auscultação, investigação, debate das temáticas ligadas à finalidade e atribuições do MAPTSS, assim como a divulgação dos principais projectos e reformas implementados nos últimos anos.
Durante dois dias, os prelectores nacionais e internacionais vão dissertar sobre “Reformas na Administração Pública”, “O papel da formação profissional na inserção no mercado de trabalho”, “Crescimento económico, emprego e rendimentos”, “Desafios na região africana para a prosperidade sócio-económica das actuais e próximas gerações” e “Desafios da sustentabilidade, alargamento e adequação da Segurança Social”.
O encontro é aberto ao público interessado, mediante inscrição, estando ainda assegurada a transmissão em directo (via streaming) pelos canais digitais, permitindo uma ampla audiência, dentro e fora do país.
FONTE: Jornal de Angola




